Blog

TI pode ajudar a regularizar o compliance das empresas

1305-blog

A área de Tecnologia de Informação das empresas se transformou ao longo dos anos. Além de ter que resolver problemas práticos do dia a dia, os profissionais da área também podem ajudar a regularizar o compliance das organizações.

Apesar de ser algo muito bem visto pelas empresas, as regras de compliance ainda são subestimadas. No início dos anos 2000, houve fraudes contábeis que mexeram com Wall Street. Informações foram adulteradas e sistemas corrompidos.

Com isso, percebeu-se que a tecnologia da informação tem um papel muito mais importante do que estava sendo exercido à época. Hoje em dia, aqui no Brasil a demanda por mais transparência e combate à corrupção está colocando as regras de compliance entre as mais importantes na gestão das empresas. E o TI pode ser o maior aliado para evitar fraudes e melhorar a agenda das companhias.

Primeiro, todos os funcionários devem ser informados que serão monitorados e como isso será feito. Além disso, eles devem saber quais comportamentos serão punidos e como é desejado que eles hajam. A área de TI também deve traduzir termos tecnológicos para evitar confusões.

Outro papel da equipe de TI também deve é participar das discussões sobre compliance. Os colaboradores desta área não devem receber demandas infundadas e das quais não participaram das decisões. Eles podem contribuir para uma melhor incorporação da agenda de compliance de seu negócio.

Artigos Relacionados

08.08.2016

Apesar da vontade, empresas têm dificuldade para incorporar serviços digitais

Pesquisa da BMC revelou que apenas 5% das companhias listadas na Fortune 1000 avançaram. Segundo pesquisa da empresa de TI BMC, muitas companhias ainda têm dificuldades na hora de implantar serviços digitais. O estudo foi feito com 100 gerentes de TI das empresas citadas na Fortune 1000, lista anual da revista Fortune, para entender como […]
Leia Mais
30.10.2017

Estudo diz que profissionais de TI fazem pelo menos 10 horas extras ao mês

Segundo estudo feito pela SolarWinds com diretores e gerentes de TI do Canadá e dos EUA, mais da metade dos profissionais de TI faz pelo menos 10 horas extras ao mês. Cerca de 91% dos que responderam à pesquisa trabalham além do horário de expediente, e 57% ainda faz horas extras sem remuneração. Isso mostra […]
Leia Mais
08.08.2016

Por que os profissionais de TI devem estar sempre atualizados?

Entenda como as evoluções da tecnologia podem afetar esse tipo de trabalho Trabalhar com tecnologia significa estar em constante evolução. Ficar parado não é uma saída inteligente, visto que a cada minuto acontece uma revolução no meio. Hoje em dia, o que antes estava restrito a trabalhadores da área está disponível para seu colega, seu […]
Leia Mais