Blog

TI pode ajudar a regularizar o compliance das empresas

1305-blog

A área de Tecnologia de Informação das empresas se transformou ao longo dos anos. Além de ter que resolver problemas práticos do dia a dia, os profissionais da área também podem ajudar a regularizar o compliance das organizações.

Apesar de ser algo muito bem visto pelas empresas, as regras de compliance ainda são subestimadas. No início dos anos 2000, houve fraudes contábeis que mexeram com Wall Street. Informações foram adulteradas e sistemas corrompidos.

Com isso, percebeu-se que a tecnologia da informação tem um papel muito mais importante do que estava sendo exercido à época. Hoje em dia, aqui no Brasil a demanda por mais transparência e combate à corrupção está colocando as regras de compliance entre as mais importantes na gestão das empresas. E o TI pode ser o maior aliado para evitar fraudes e melhorar a agenda das companhias.

Primeiro, todos os funcionários devem ser informados que serão monitorados e como isso será feito. Além disso, eles devem saber quais comportamentos serão punidos e como é desejado que eles hajam. A área de TI também deve traduzir termos tecnológicos para evitar confusões.

Outro papel da equipe de TI também deve é participar das discussões sobre compliance. Os colaboradores desta área não devem receber demandas infundadas e das quais não participaram das decisões. Eles podem contribuir para uma melhor incorporação da agenda de compliance de seu negócio.

Artigos Relacionados

28.09.2017

Novo ataque de spams atinge 711 milhões de e-mails

Segundo um pesquisador especializado em softwares maliciosos, uma operação de envio de spam afetou uma lista de 711,5 milhões de e-mails. Ao que tudo indica, é uma das maiores deste tipo já descoberta. E-mails que eram, às vezes, acompanhados de senhas, parecem ter sido enviados para espalhar um malware que rouba informações bancárias. Troy Hunt, […]
Leia Mais
14.03.2017

Por que a sua empresa precisa ter um site

Entenda a importância da página na web Quer sobreviver no mercado? Tenha um site. Se a sua empresa ainda não tem uma página na web, está muito atrasada. Hoje em dia, o Brasil é um dos países que apresenta mais crescimento de usuários da Internet. Com esse aumento de pessoas na rede, interatividade, segurança e […]
Leia Mais
28.11.2016

Segurança nas redes WI-FI

Uma rede bem configurada diminui a possibilidade de invasão e roubo de dados   Com a popularização de dispositivos como smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis, o acesso à internet sem fio se popularizou muito nos últimos anos. Com um roteador e um provedor de acesso é possível usar a internet em qualquer lugar da […]
Leia Mais