Blog

TI pode ajudar a regularizar o compliance das empresas

1305-blog

A área de Tecnologia de Informação das empresas se transformou ao longo dos anos. Além de ter que resolver problemas práticos do dia a dia, os profissionais da área também podem ajudar a regularizar o compliance das organizações.

Apesar de ser algo muito bem visto pelas empresas, as regras de compliance ainda são subestimadas. No início dos anos 2000, houve fraudes contábeis que mexeram com Wall Street. Informações foram adulteradas e sistemas corrompidos.

Com isso, percebeu-se que a tecnologia da informação tem um papel muito mais importante do que estava sendo exercido à época. Hoje em dia, aqui no Brasil a demanda por mais transparência e combate à corrupção está colocando as regras de compliance entre as mais importantes na gestão das empresas. E o TI pode ser o maior aliado para evitar fraudes e melhorar a agenda das companhias.

Primeiro, todos os funcionários devem ser informados que serão monitorados e como isso será feito. Além disso, eles devem saber quais comportamentos serão punidos e como é desejado que eles hajam. A área de TI também deve traduzir termos tecnológicos para evitar confusões.

Outro papel da equipe de TI também deve é participar das discussões sobre compliance. Os colaboradores desta área não devem receber demandas infundadas e das quais não participaram das decisões. Eles podem contribuir para uma melhor incorporação da agenda de compliance de seu negócio.

Artigos Relacionados

29.03.2017

Aprenda a configurar seu número telefone para utilizar ele pelo computador

Se você passa o dia inteiro mexendo no computador e não tem tempo de parar para atender as ligações recebidas no telefone fixo da sua empresa, agora seus problemas estarão resolvidos. Com alguns passos simples você vai aprender como utilizar o telefone fixo ou celular diretamente pelo seu computador. Se você já utiliza o Skype […]
Leia Mais
22.12.2016

Pesquisa traça o perfil dos empreendedores digitais

Os dados revelam grande presença de homens e a falta de interesse dos investidores   A empresa e-Bricks, em uma parceria com o site Startupi, fez uma pesquisa para traçar o perfil dos empreendedores digitais. O levantamento ouviu cerca de 400 empresários brasileiros. A ideia foi identificar quais são as maiores dificuldades que estes profissionais […]
Leia Mais
24.11.2016

4 vantagens de ter um e-mail corporativo

Porque escolher um e-mail corporativo em detrimento de um gratuito? Confira. Sendo hoje em dia o principal meio de contato no mundo empresarial, o e-mail, mesmo com a concorrência dos aplicativos de mensagens instantâneas, ainda continua sendo o grande queridinho corporativo. Uma pesquisa feita pela CETIC (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e […]
Leia Mais