Blog

Inteligência artificial: Esteja preparado para essa nova realidade do mercado

1804-blog

Estudos recentes em diversas áreas do mercado apontam que boa parte das profissões atuais vão desaparecer em um período de 20 anos. O mais preocupante é que boa parte dos jovens que estão se formando já terão um conhecimento ultrapassado devido à velocidade do avanço tecnológico e da criação de novos postos de trabalho.

A inteligência artificial já é uma realidade em diversos países e seus benefícios são incontestáveis. Profissões como operadores de telemarketing e até mesmo a tradicional advocacia podem estar com os dias contados graças a ajuda de robôs especializados no atendimento ao público e na resolução de problemas menos complexos.

O setor de vendas pode ser um dos mais impactados com essa nova tecnologia. O investimento na automação das operações nas grandes companhias vai gerar uma economia significativa para o bolso dos empresários, e consequentemente fará com que milhares de pessoas tenham que procurar uma nova ocupação.

Um grande exemplo da velocidade das mudanças no setor de inteligência artificial é a adoção de carros autônomos pela Uber. A empresa já faz testes nos Estados Unidos para implementar carros sem motoristas na sua frota, o que sem dúvida é uma grande revolução na maneira como a indústria dos transportes vai se comportar daqui pra frente.

As profissões relacionadas à área de tecnologia ainda terão um crescimento gigantesco devido à falta de profissionais qualificados no mercado. Engenheiros de hardware, especialistas em robótica e programadores são apenas algumas das profissões que vão notar um aumento na oferta de empregos ao redor do mundo em um curto período de tempo.

Para acompanhar esse ritmo acelerado de evolução, é necessário que o setor educacional repense algumas estratégias. A inteligência artificial terá impacto direto na economia dos países envolvidos e vai servir de base para a tão falada quarta revolução industrial. A diferença é que dessa vez as mudanças vão acontecer em tempo recorde, deixando pouco tempo para os profissionais se reciclarem e prepararem para uma nova realidade.

Artigos Relacionados

03.05.2017

IBM elenca os 5 problemas mais comuns na Tecnologia da Informação

Estamos na era do avanço tecnológico e isso tem feito com que os negócios alcançassem mais do que nunca. As empresas agora usam a tecnologia para mais produtividade e eficiência, o que mostra a importância da área de TI. Apesar de estarmos indo no caminho certo, há alguns erros comuns que ainda precisam ser resolvidos. […]
Leia Mais
22.12.2016

Backup é essencial para a sua empresa

Entenda o motivo de você estar sempre ligado nas suas informações   Criar cópias de informações, arquivos e até sistemas operacionais inteiros está cada vez mais comuns entre as empresas. Se você ainda não o faz, é melhor correr. O risco de você perder tudo o que tem é bem grande. Os backups permitem que […]
Leia Mais
31.07.2017

Profissionais de TI são disputados após ameaças cibernéticas

A média salarial subiu, segundo consultoria   O crescimento dos ataques cibernéticos fez com que os profissionais de TI ficasse mais disputados. Como consequência, o salário deles também aumentou. Segundo a consultoria de recursos humanos Robert Half, a média subiu de R$ 5833 em 2016 para R$ 11500 em 2017. O motivo disso é a […]
Leia Mais